Diferença entre Telecaster e Stratocaster



Diferença entre Telecaster e Stratocaster
Dois modelos muito confundidos, apesar de serem modelos “irmãos” desenvolvidos praticamente na mesma época e pela mesma empresa, mas tem os timbres e a construção bem diferentes um do outro, entenda um pouco deste universo inventado e reinventado pela Fender.

TELECASTER do Country passando pelo Indy Rock e chegando ao Rock and Roll.

A Fender inventou a primeira guitarra estilo Telecaster entre os anos de 1949 e 1950, elas são utilizadas até mesmo antes das Stratocasters. As Telecasters normalmente possuem dois captadores, uma incisão a menos no braço que a da strato (cutaways), e um seletor de 3 posições para os captadores. Algumas tem as cordas através do corpo, mas nem todas. 

O modelo tele é o projeto mais antigo de guitarra ainda utilizada, possui um corpo único com apenas uma incisão no braço (cutaways)  e também possui uma mão mais estreita, as telecaster padrões possuem geralmente de dois a três captadores single coil, um dos captadores possui seu revestimento cromado deixando o som mais aveludado caracterizando firmemente o som da guitarra, uma característica peculiar da telecaster é sua ponte fixa e possui uma parte extensa que envolve o captador da ponte deixando o timbre ainda mais firme.

O som único da Telecaster pode ser ouvido quando você utiliza a posição do meio no seletor de captadores. Isto faz com que ambos os captadores sejam ativados e traz o som único da Telecaster. Muitos guitarristas famosos já tocaram com esses tipos de guitarra e adoram a Telecaster, como Bruce Springstein, Prince, Syd Barrett, Phil Baugh, James Burton, Albert Collins, Bob Dylan, Richie Kotzen, Keith Richards, Steve Howe entre outros guitarristas de renome no mercado da música.

 

 

 

 

STRATOCASTER todos os estilos no mesmo lugar

 

A Fender criou a primeira guitarra Stratocaster em meados de 1950. É um dos modelos de guitarra mais utilizados atualmente graças a sua incrível versatilidade e conforto. Tipicamente a Stratocaster possui parafusos no braço, 6 tarraxas de um lado só, corpo estilo strato com dois rebaixos (cutaways) para maior conforto, 3 captadores do tipo single coil e uma alavanca

O corpo da stratocaster clássica possui duas incisões no seu corpo (cutaways) facilitando muito o aceso as casas mais agudas e também desta forma modificando o timbre, a mão da guitarra strato é maior e mais larga, possui normalmente três captadores single coil tendo assim mais posições de captação e timbres diferentes dando a ela uma maior versatilidade, possui uma ponte tremolo com alavanca então é possível utilizar esta opção da alavanca para fazer diversos tipos de efeito.

Mas há muitas variações da Stratocaster nos dias de hoje. Algumas tem captadores do tipo humbucker, enquanto outras tem uma mistura de humbuckers e single coils. O bom desta guitarra é que ela pode ser modificada facilmente. 

Muitos guitarristas famosos também já tocaram com esse tipo de guitarra e adotam a Telecaster em seus shows e apresentações temos como exemplo Elvis Presley, Jimi Hendrix, George Harrison, John Lennon, John Frusciante, Eric Clapton, David Gilmour, Dave Murray entre outros.

Um fato interessante sobre a Fender Stratocaster: o guitarrista David Gilmour da banda Pink Floyd é o dono da primeira guitarra strato já feita – aquela com número de série 001.

 

Tags


Comentários